quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A FORÇA DO EXEMPLO - Fábio Americano



A FORÇA DO EXEMPLO

Importância do exemplo para a configuração 
das modalidades psicológicas e do caráter de um ser humano.

Por que o resgate da história de nossa terra e nossa gente é importante?
Por que devemos resgatar e cultivar os valores morais e éticos de nossos antepassados?

O que devemos a eles?

Existem muitos pensadores que afirmam que o homem é produto do meio. Para mim este pensamento configura uma meia verdade, que pode ser verdade total se o homem no caso for um homem com características primitivas.

Para aqueles que tem uma herança espiritual que integre valores humanos, valores morais e éticos, esta afirmativa terá um significado, um peso muito pequeno, pois a herança espiritual do ser é absolutamente incorruptível e prevalece sobre as situações do mundo materializado. Por isto podemos encontrar pessoas que apesar de nascidas em ambientes totalmente desfavoráveis ao desenvolvimento de valores morais e éticos, crescem valorosas, absolutamente honradas, honestas, íntegras, trabalhadoras, competentes, colaboradoras, etc. Acontece também o inverso: em ambientes favoráveis ao crescimento de seres valorosos vemos pessoas que se tornam terríveis malfeitores, bandidos totalmente desqualificados.

As regras não são rígidas, mas é inquestionável a influência da cultura regional na configuração mental psicológica de um homem, que inconsciente aprende com os exemplos recebidos em família e nos convívios sociais, com maior destaque para os ambientes da escola e do trabalho.

Com vou explicar isto? Sempre utilizo o exemplo do aprendizado da língua pátria: menino japonês aprende falar japonês, naturalmente. Naturalmente um menino alemão aprende a falar o alemão e o brasileiro aprende português.  As crianças absolvem integralmente e naturalmente o “modus vivendi” da cultura regional onde nasceram, aprendem muito mais com os pais e irmãos na primeira infância do que se poderia imaginar.

Ensina Pecotche: “A mente da criança é terra virgem e fértil...”
Contrariamente ao que muitos adultos pensam, pode-se ensinar quase tudo a uma criança, e a mente delas é como uma esponja com altíssima capacidade de absolver, ou seja de aprender.

Hoje entendo que há que se tomar cuidado até com o que se pensa perto das crianças; elas estão sempre atentas e com seus novos radares psicológicos sempre ligados e prontos para captar até mesmo as emoções e sensações irradiadas pelos pensamentos circundantes. A criança só deve estar presente em ambientes que lhe propiciem o bem estar e o aprendizado de algo de bem para a vida; a criança jamais pode presenciar cenas que comprometam seu equilíbrio mental e psicológico.

Faça sua experiência e me conte depois, observe como as crianças imitam os adultos, naturalmente, naturalmente. É da natureza, é da Criação. Não há nada de extraordinário em uma criança dançando ou cantando como um adulto; na verdade elas tem capacidade para muito mais; elas têm um espírito que pode ser mais evoluído do o meu, do que o seu e mais raramente mais do que qualquer um em seu meio ambiente.

Observem bem as modalidades e características psicológicas das crianças, dos jovens e até mesmo dos adultos, e compare com as dos pais e com os modismos culturais e ambientais em que se desenvolveram ou estão se desenvolvendo.

A mente humana, a inteligência como um todo é configurável, é formatada sob fortíssima influencia ambiental. No aspecto físico, material somos como um computador, somos programáveis, somos configuráveis.

Que usos podemos ter para um computador?
Alguns servem somente para jogos, para lazer. Outros são usados para fins até mesmo criminosos como pornografia infantil, roubos cibernéticos, espionagem, etc. Outros são usados no estudo, no trabalho, na pesquisa, etc. O uso de um computador depende da configuração e aplicação do hardware e do software.

Assim somos nós, cada um de nós foi configurado em sua família, em seu meio ambiente social e continuamos a sermos configurados ao longo da jornada da vida.

Fica fácil entender o ditado popular “tal pai, tal filho”, ou como ensinam em uma escola muito especial “melhores pais, melhores filhos”. Esta escola objetiva melhorar não somente as crianças, mas melhorar também a herança de ideias e ideais que os filhos recebem dos pais. Esta escola desperta os pais para a força do exemplo.

As palavras podem influenciar, mas os exemplos comovem, arrastam e por isto eu valorizo o meu berço, os meus pais, os meus irmãos, a minha família, os meus amigos e minha comunidade. Sim, tenho em minha psicologia e minhas modalidades caracterológicas muito de tudo isto, sou herdeiro de pensamentos e sentimentos de minha família e de todos ambientes onde vivi, sou herdeiro desta inteligência ambiental.

Fábio Americano
BH - 2015

****************

“Os seres humanos não foram criados para viver isolados, senão para que constituam uma família, de cujo seio deveria surgir a paz, o amor e a união, como suprema virtude dos homens e como humana realização do principio divino.
C. B. González Pecotche

Nenhum comentário:

Postar um comentário