quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SÃO DOMINGOS DO PRATA - Procissão da tarde



Era o Prata imperial... a arquitetura da época. 
Quando veio a república os afortunado construiram noutro estilo. 
O casarão de Virgílio Lima, hoje propriedade de Hélio Teixeira, no alto, em seu frontispício tinha esculpido no cimento o brasão da república,o casarão dos Mendes no centro acompanhava o mesmo estilo, o Cônego João Pio, o Fórum antigo, a casa de João Braga e d. Estela, influenciado pelo movimento artístico art déco, que perdurou até os anos 60. 

Depois nos anos 60 e 70 do século XX o estilo Brasilia, o novo Fórum, a casa de D. Maria Henriqueta e Sr. Titino Mendes,a casa de Antônio Guido, o edifício comercial dos Hortas, a Prefeitura Municipal. 

Infelizmente nos anos 80 voltou o estilo colonial e concomitantemente veio a falta de estilo das coberturas de estrutura metálica, telhas de amianto, chapisco e ardósia, que tristeza...

Atualmente as arquitetas Mayza Fernandes Arquitetura, Renata Guzzela, Isadora Domingues Arquitetura e Interiores e outras mais, tem com bom gosto e técnica mudado a face de nossa cidade, já são inúmeros imóveis assinados por elas que estão deixando a cidade mais bonita e suas obras marcarão o alvorecer do século XXI.

Notas de Laércio Maciel em Setembro de 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário