sábado, 29 de outubro de 2011

A MANDIOCA DO AGENOR


A MANDIOCA DO AGENOR
            O vizinho do Agenor já estava ficando furioso. Todos os dias estavam encontrando os porcos do Agenor em sua horta. Fuçavam, comiam, faziam os diabos.  Esta situação já estava ficando chata. O Agenor não tomava nenhuma providência... Quantas vezes já havia ido à casa de seu vizinho reclamar.

            O Agenor também não entendia, já que aqueles porquinhos não tinham por onde passar para a propriedade do Raimundo, já que os sitios eram separados por um pequeno córrego. Ele não entendia e já estava ficando de saco cheio das reclamações do Raimundo, de saco cheio e com medo, porque Raimundo não era de brincadeiras; já havia queimados alguns pela vida a fora.
       
       Agenor propôs ao Raimundo que ficassem na espreita para descobrir como os porquinhos atravessavam o córrego e assim foi feito. Depois de muito espiar, de procurar, descobriram que havia um túnel, que passava sob o córrego, ligando as propriedades. Ficaram muito espantados, todos os dois. Quem teria feito este tunel?
            
             Mais uma vez, resolveram investigar juntos, pois os dois afirmaram que não tinham culpa naquilo que viam. Continuaram a procura até que desvendaram o mistério: os porquinhos do Agenor iam comendo as mandiocas, que eram tão grandes que passando sob o córrego ligava suas terras as terras do Raimundo. Ficaram pasmos e tudo terminou em paz, com uma boa pinga e alguns torresmos.

            Terras férteis estas lá prás bandas de Dionísio.

            Mandioca danada de grande a tal da mandioca do Agenor!!!!!

 CAUSOS QUE MEU PAI PERÁCLITO AMERICANO CONTAVA
Fábio Americano
BH - Março 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário